Município lança “Programa Óleo Amigo”

Publicado em: 09 de outubro de 2009

Certamente você já ouviu falar que devemos guardar o óleo de cozinha usado ao invés de jogar fora pelo ralo da pia, mas acreditamos também que a maioria das pessoas não saiba direito como fazê-lo.
Agora ficou fácil, pois por intermédio de uma lei de nº 1.450 criada em 13 de dezembro de 2.005, de autoria dos vereadores Dr. Joel Benedito Pagliusi Gomes e Antonio Batista Longo, a Prefeitura Municipal de Guapiaçu, com total apoio da Prefeita Ivanete Vetorasso, lançou a campanha de reciclagem de óleo de cozinha, este ano, colaborando efetivamente com o meio ambiente e a melhoria de vida do nosso planeta.
A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Acredite; um litro de óleo de cozinha usado jogado fora pelo ralo da pia poderá contaminar um milhão de litros de água, ou seja, é a água que uma pessoa usaria durante quatorze anos.  
A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera, e ele é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento global.
O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia acaba chegando ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.
Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado?. Para colaborar com o programa é importante que cada um recolha o óleo de cozinha já coado em garrafas PET e entregue nos pontos de troca: SUPERMERCADO NASCIMENTO E LOJA DE VIZINHANÇA DESTASSI. A cada quatro litros de óleo usado é possível trocar por um litro de óleo novo. O óleo usado será encaminhado para usina de reciclagem da empresa que é parceira nesta ação, Óleo & Óleo ltda, da cidade de Lins.
Participe você também e o planeta agradece.!
 
 
Realização:
Prefeitura e Câmara Municipal de Guapiaçu

*Por Assessoria de Imprensa


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!