Preservação do meio ambiente

Publicado em: 03 de agosto de 2009

Município de Guapiaçu na contagem regressiva para a aquisição do “Selo Verde”
Empenhados no compromisso com o Meio Ambiente, com a preservação do planeta e tendo como objetivo a aquisição do Selo Verde, autoridades de Guapiaçu estiveram na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na cidade de São Paulo, no dia 23 de julho.
Representando o Executivo Municipal de Guapiaçu, a arquiteta e assessora Luciani Martinelli Gimenes, e representando o Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal Dr. Joel Benedito Pagliusi Gomes e o vereador Antonio Batista Longo, acompanhados da consultora em sustentabilidade da cidade de Barretos, Rita Rocha, que tem dado total apoio a Guapiaçu para aquisição do tão sonhado Selo Verde, foram recepcionados pelo chefe de gabinete, Ubirajara Guimarães, pelos coordenadores do Projeto Município Verde José Walter Figueiredo e Miguel Porto Neto Verde, e coordenadores do Instituto florestal, Maite Sandoval, Etanol Verde e Izabele Sarzi Fcalchi. Neste encontro foram tratados vários assuntos referentes ao meio ambiente, sendo mais destacado o fechamento de uma grande parceria com a “Açúcar Guarani” para a construção de um viveiro de mudas nativas no município com educação ambiental. Um projeto que deverá ser implantado em breve, além de parcerias com o Rotary Club de Guapiaçu para a continuidade do projeto para preservar nascentes e a recomposição da mata ciliar.
A adesão do município de Guapiaçu ao Projeto Município Verde deu-se a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe dez Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim foi estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que, segundo critérios específicos a serem avaliados, rumo às ações necessárias para que o município seja certificado como “Município Verde”.
As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, na qual o município concentra os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
“Estamos determinados na execução das metas diretivas para aquisição do Selo Verde, por isso é muito importante à união do poder público, das parcerias e principalmente da educação ambiental para a preservação do meio ambiente”, declarou Luciane Martinelli Gimenes.
“Não há dúvida que trabalhando unidos em torno das metas estabelecidas para adquirirmos o Selo Verde, quem ganha é a comunidade em qualidade de vida. Por isso tanto o legislativo, quanto o Executivo vem se empenhando na realização de parcerias para a execução de projetos em prol ao meio ambiente”, afirmou Dr.Joel.    
* Por assessoria de imprensa


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!