População de Guapiaçu vai ao teatro
Publicado em: 21 de julho de 2009
As cidades de Mirassol, Votuporanga, Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul e Guapiaçu passaram a fazer parte na edição do FIT “Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto”, e receberam apresentações da grade de espetáculos através do projeto de extensão regional.
Com o apoio do Ministério do Turismo, Petrobras, Sesc São Paulo, e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, foram levadas, de 16 ao dia 24 de julho, doze apresentações a estas cidades, sendo duas para cada localidade. Em Guapiaçu, no dia 18 (sábado), teve a apresentação da primeira peça do grupo teatral Oigalê, da cidade de Porto Alegre “Miséria Servidor de Dois Estancieiros” e no dia 20(segunda feira), do grupo de Teatro que Roda da cidade de Goiânia “Das saborosas aventuras de D. Quixote de Lá Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança.
As duas peças tiveram inicio às 20 horas e foram apresentadas na praça São Sebastião, esta iniciativa cultural proporcionou à garotada e à população uma belíssima oportunidade de ver uma mostra do FIT. O presidente da Câmara Municipal de Guapiaçu Dr. Joel Pagliusi Gomes intermediou esta grande parceria, com total apoio da Prefeita Ivanete Hernandes e juntos não mediram esforços para que estas duas apresentações acontecessem na cidade. Permitindo que muitas pessoas sem disponibilidade para ir ao teatro em Rio Preto, principalmente pelo alto custo da entrada para assistir uma peça teatral, apreciaram gratuitamente um espetáculo de alto nível. Além da oportunidade de conhecer o trabalho de grupos teatrais de outras regiões do Brasil. Segundo a Coordenadora de Cultura do Município de Guapiaçu, Vera Rossafa, quem mais se divertiu, sem dúvida, foi a garotada, tanto na primeira peça, “Miséria, Servidor de Dois Estancieiros”, quanto se deliciaram em ver D.Quixote descer de rapel da igreja da matriz e depois saírem empurrando pelas ruas o carrinho , ou melhor “o cavalo” do lendário personagem criado pelo espanhol Miguel de Cervantes, no século XVII, buscando sua platônico amada, Dulcinéia.
“A expectativa foi grande, na primeira apresentação, o espetáculo foi concentrado em um único lugar, houve interação com a platéia e todos divertiram-se muito com Miséria, um personagem anti-herói, que decide ir para a cidade grande e trabalhar para dois patrões sem que eles saibam provocando grandes confusões. Em D. Quixote, um espetáculo itinerante, exigiu mais esforço da platéia, que tinha que se mobilizar atrás do personagem, mas quem se esforçou teve a compensação de participar de um grande espetáculo. As atrizes improvisadas de Guapiaçu, que fizeram o papel de Dulcinéia ‘a noiva de D. Quixote’, todas vestidas caracterizadas fizeram uma grande participação de cenas, até em cima de uma retroescavadeira, proporcionando a todos um grande atração, principalmente ao encerrarem o espetáculo na torre da Igreja entoando uma melodia. O sucesso dos dois espetáculos já nos garantiram mais apresentações do FIT para o ano que vem”, declarou Dr. Joel.
Para o Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto, é muito gratificante para o ministério ser parceiro do Festival Internacional de Teatro, “O trabalho que todos desenvolvem nesse grande evento deve ser seguido pela classe teatral brasileira. Teatro, além de cultura, é entretenimento, é turismo também”, afirmou o Ministro.
* Por Assessoria de Imprensa
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email