“TOQUE DE RECOLHER” PARA MENORES
Publicado em: 04 de maio de 2009
O DIREITO DE IR E VIR NÃO É O DIREITO DE FICAR À DERIVA
Vereadores do município participaram de reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Guapiaçu, “CONSEG”, no dia 29 de abril, nas dependências da Câmara Municipal, Sala de Sessões “José Brasilino”.
*Assessoria de Imprensa
Nesta reunião, os temas discutidos foram: melhorias na segurança do município, as diretrizes ao combate do uso de entorpecentes, marginalidade e exploração sexual infantil e a possível implantação do toque de recolher.
O toque de recolher consiste na determinação de horário para circulação de menores desacompanhados de seus responsáveis durante a noite em barzinhos, ruas e lugares públicos, proibindo que fiquem até altas horas à deriva.
Esta medida já foi baixada, através de Portaria pelos Juízos paulistas das Comarcas de Fernandópolis e Ilha Solteira. Valendo também para os municípios de Meridiano, Macedônia, Pedranópolis e Itapura, onde foram determinadas faixas de horário para o recolhimento de menores a seus lares caso estejam nas ruas desacompanhados, e os efeitos já obtidos são positivos e aprovados por estas comunidades. A medida já valia em Fernandópolis desde 2005 por ordem do Juiz Dr. Evandro Pelarin, que teria atendido a um requerimento do Ministério Público.
Conforme afirmação de vereadores, membros do Conselho Tutelar e autoridades presentes na reunião, é necessário garantir o direito de ir e vir do adolescente. Porém é necessário dar lhe rumos e destinos, para que não fiquem à deriva. Deriva social é o naufrágio do futuro, o menor de 18 anos deve ir do bom para o melhor. Do bem para a virtude, da família sã para a cidadania responsável. E isso é um aprendizado que envolve disciplina, horários de sair e chegar, itinerários permitidos e itinerários vedados. Envolve genitores comprometidos com a construção em seus filhos de homens e mulheres de bem.
O Conselho de Segurança do Município de Guapiaçu tem como seu presidente Jarbas da Silva Nabuco e está estudando a possibilidade de implantar em Guapiaçu o toque de recolher. Para isto, o Conselho estará oficializando o Juiz da Infância e Juventude solicitando a proibição de que menores desacompanhados fiquem circulando até altas horas.
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email