Bairro Boiadeira ganha livro contando sua história

Publicado em: 28 de junho de 2010

Foi lançado, no domingo, dia 20, na Igreja da Boiadeira, em Guapiaçu, o livro "A Região da Boiadeira, Noroeste Paulista"de Sandro Ferrari e colaboração Antonio Carlos de Carvalho e Jocelino Soares. O livro conta a história da estrada aberta em 1898 para levar boiadas, a estrada da Boiadeira. Ela nascia em Aparecida do Taboado e vinha cortando caminhos tortuosos por este sertão a fora, entre as cidades de Santa Fé do Sul, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Tanabi, Mirassol, São José do Rio Preto, e posteriormente rasgava por São João da Boiadeira, hoje bairro Boiadeira em Guapiaçu, seguia para Baguaçu e terminava na cidade de Barretos.

A narração do livro contidas nos parágrafos conta também a migração das famílias mineiras fundadoras do município de Guapiaçu, que vieram de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais e foram se estabelecendo às margens da estrada no município.

A última boiada teria passado nesta estrada no ano de 1986, conforme registra o livro com saudades as memórias dos boiadeirenses. Agora eles tornam a se lembrar dos velhos tempos da Boiadeira com as passagens eventuais dos cavaleiros do Centro de Tradição Caipira e as comitivas que costumam rumar para a famosa Festa do Peão de Barretos.

No cerimonial de lançamento do livro estiveram presentes os autores, colaboradores, autoridades municipais, a Prefeita Ivanete Vetorasso, o Presidente da Câmara Dr. Joel Benedito Pagliusi Gomes, Vereadores, religiosos e amigos que assistiram a uma missa campal e a apresentação de oito bois puxando um carro de boi. Para os mais jovens o carro de boi foi uma surpresa e grande novidade, pois muitos só conhecem por fotos e contos históricos sobre carroções puxados por bois.

Publicado por: Assessoria de Imprensa